No processo natural, as chuvas ao atingirem nossos solos,
protegidos pela cobertura vegetal, lentamente deslocam-se por sua superfície, assim
como percolam através deste, alimentando os lençóis freáticos. Neste processo
ocorre a filtração das águas com redução de materiais particulados e
imobilização e decomposição de diferentes contaminantes ambientais (processo
chamado de atenuação).
As ações
antrópicas na ocupação e uso do solo, tanto em áreas rurais como urbanas,
interferem diretamente na quantidade e qualidade do escoamento superficial
destas águas, alterando vazões máximas e mínimas dos mananciais.
Restringindo
o tema em torno do asfaltamento, destaca-se algumas questões a serem discutidas
e pensadas com um pouco mais de atenção. Assim a degradação da estrutura e a
impermeabilização dos solos em áreas urbanas têm restringido a infiltração das
águas, aumentando e acelerando o fluxo, causado
altos picos de
vazão e, consequentemente, uma frequência cada
vez maior de inundações, fato corriqueiro em nossa
cidade. A diminuição
na recarga do
lençol freático, responsável
pela manutenção das
vazões mínimas dos mananciais, também é uma consequência da redução das
áreas de infiltração de água no solo em muitas cidades.
Os
Processos de asfaltamento (e impermeabilização de vias em geral) tradicionalmente
devem vir acompanhados de Instalações de sistemas para transportar o escoamento
para tanques de detenção centralizados, instalações de retenção e riachos
próximos o mais rápido possível. Porem
em episódios de fortes precipitações pluviométricas, essas instalações (quando
ativas e existentes) geralmente não conseguem competir com os fluxos oriundos
de diferentes superfícies seladas, levando a transbordamento e inundação.
Nos projetos relacionados à drenagem urbana
necessita-se conhecer a área impermeável
e as modificações
das condições do escoamento
superficial provocadas pela ocupação
do solo urbano.
A infiltração também vai auxiliar na redução de processos de enchentes,
pois quanto maior a área permeável para infiltração das águas pluviais menor
será o escoamento superficial.
Alguns
detalhes já ajudam como manter uma área próximo as calçadas como o pavimento
que permita a infiltração.
Esta água
de escoamento superficial (Runoff urbano) com sua vazão potencializada
pelo asfaltamento, lava as superfícies urbanas, carregando diretamente para
dentro de nossos corpos hídricos um mescla de contaminantes que podem causar
entre tantos problemas, efeitos deletérios em nossa biota, inclusive chegando
em nossas casas.
Como
ilustração podemos exemplificar que o metal Chumbo presente em tintas, tinturas
de cabelo etc, arrastado neste processo, chegando no ambiente hídrico (como nossa Lagoa dos
Patos) pode ser absorvido pela organismos ( bioconcentrar e biomagnificar)
atingindo por exemplo, peixes e camarões
chegando a níveis considerados tóxicos.
Seria
bom lembrar que nossa cidade plana, possui vários caias de drenagem pluvial que
canalizam este Runoff, descarregando-o, sem nenhum tratamento no nosso
canal São Gonçalo, e este à Lagoa dos Patos
Sem
fazer referência ao sepultamento de estrutura históricas, adequada a
infiltração desta água da chuva, a cor do revestimento asfáltico é outro fator
a ser considerado. Sua estrutura química implica em a uma enorme eficiência na
absorção da radiação solar, convertendo-a em calor e colaborando para formação
das chamadas ilhas de calor que favorecem a intensificação do fenômeno do
aquecimento global.
A
falta de informação e a desatualizarão de profissionais de diferentes áreas
sobre os problemas e suas causas, pode levar a tomada de decisões com altos
custos estruturais e que tendem a aumentar o problema que pretendiam resolver.
Mesmo a população, quando se depara com um problema de inundação, solicita a
execução ou limpeza de um canal de drenagem pluvial, situação, que apenas irá
transferir o problema para outro local. Na Holanda, com mais da metade da área
do país abaixo do nível do mar, não tem sofrido tantas inundações. Este
comportamento pode-se atribuir em parte a grande percentagem de áreas urbanas
com pavimentação permeável e o manejo adequado no nível freático.
A
importância histórica e ambiental de pavimentos que garantam aumentem a taxa de
infiltração de água no solo ainda são pouco
conhecidas pela população
em geral, portanto pouco valorizada.
A
natureza levou um bom tempo para desenvolver seus ciclos biogeoquímicos. Toda
história humana esta atrelada as relações do homem com o meio que vive, acredito que nossa
sociedade necessita acreditar que é possível uma harmonização entre os processos da vida produtiva moderna, e
processos que respeitem os ciclos
naturais do nosso meio.
Referências
https://www.researchgate.net/publication/242205224_PAVIMENTOS_PERMEAVEIS_E_ESCOAMENTO_SUPERFICIAL_DA_AGUA_EM_AREAS_URBANAS [accessed Sep 27 2021].
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244
Jatobá,(2011).http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5567/1/BRU_n05_urbanizacao.pdf
SANCHES FILHO, P. J.; MESQUITA, G. O..
Determinação de hidrocarbonetos em sedimentos de canais de drenagem pluvial
Pelotas/RS. Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, v.9, n.3, p.38-49,
2018. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179- 6858.2018.003.0004
Excelente,muito importante,a questão do lençol freático o fluxo que a água toma,os danos causados.Sou leiga no assunto,mas todos deveriam se conscientizar desta situação. Muito bom mesmo.
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